Seminário de Inovação Tecnológica 2010

Aconteceu no dia 22 de outubro de 2010, no 38º Batalhão da Polícia Militar, como participação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a apresentação de palestras “tematizadas” em Inovação e Empreendedorismo. Há de se considerar que foi o maior evento acontecido em nosso campus - com certeza, o primeiro de muitos outros que teremos. A Professora Regimeire Freitas Aquino foi a mentora e coordenadora desse evento.

Como palestrantes, a Professora Débora Marques (Secretária Executiva do Setor de Transferência de Tecnologia – CRITT da Universidade Federal de Juiz de Fora, que versou sobre o tema: “Inovação Tecnológica”; e a Professora Raquel Teixeira, do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves – IPTAN – São João del-Rei, cujo tema foi “Empreendedorismo - Necessidade ou Oportunidade?”

Dando início a programação, a Professora Regimeire comentou sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, que ocorreu entre os dias 18 e 24 de outubro. O tema principal foi a “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades das mais diversas de divulgação científica, em todos os campi do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e em todo o Brasil; foram estimulados na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

Em seguida, o Diretor geral, Prof. Maurício Novaes Souza, agradeceu a presença de todos e comentou sobre o fato de que, existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.

Discutiu ainda, sobre o porquê da escolha deste tema para o presente ano. Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha: a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2011, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A ONU está estimulando todos os países a buscarem aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações em nível local, regional e internacional; todos os países foram também chamados a apoiar ações nos países em desenvolvimento.

É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto. Cabe frisar que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a cada ano, tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2009, foram realizadas cerca de 25.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

Em seguida, aconteceu a apresentação da Pró-reitora de Pesquisa do IF Sudeste de Minas, Professora Maria Elizabeth, que falou sobre a “Atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs)”.
Este ano, pela primeira vez, em nosso ano de criação, o Campus São João del-Rei pôde contribuir para o sucesso desse evento em todo o Brasil. É claro que o sucesso final depende da participação de todos!
Pode-se observar o momento de confraternização dos participantes:
Agradecimentos:
    - À Professora Regimeire Freitas Aquino, mentora e coordenadora desse evento;
    - Aos Professores Elaine, Liliane, Maycon e Ozana, que participaram ativamente da preparação do evento;
    - À pró-reitora, Professora Maria Elizabeth;
    - À representante do SEBRAE de São João del-Rei
    - Aos Funcionários presentes:
Técnico-administrativos – Angélica, Carolina e Márcio;
Professores – Alex, Bruno, Douglas, Elaine, Isabel, Isabela, José Félix, Liliane, Maycon, Ozana, Regimeire e Vaneska;
- Aos nossos alunos.

Enfim, agradecemos imensamente a presença de todos nesse momento inesquecível de nossa Instituição!!!
Fonte: Maurício Novaes.