Câmpus Juiz de Fora e UFJF realizam I Seminário de Iniciação Científica Júnior

O Câmpus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, por meio da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nittec); e a UFJF estabeleceram uma parceria que dará origem a um evento considerado uma das principais ferramentas para a formação de futuros profissionais qualificados em áreas como ciência, tecnologia e inovação da região. É o I Seminário de Iniciação Científica Júnior da Zona da Mata Mineira (I SEMIC JR) que possibilitará às instituições de Ensino Médio apresentar os resultados dos seus trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC – Jr). O prazo para envio de resumos já está aberto e se estende até o dia 24 de setembro, através do site www.jf.ifsudestemg.edu.br/semicjr.

O I SEMIC JR tem como objetivo promover a integração dos estudantes, pesquisadores e professores de ensino médio e superior na região da Zona da Mata Mineira, bem como estabelecer sua identidade no âmbito da pesquisa, com promoção de eventos periódicos (anuais) e itinerantes, de forma a abranger todas as instituições da Zona da Mata Mineira participantes do Programa de Iniciação Científica Júnior.

Poderão ser submetidos resumos de Projetos de Iniciação Científica Júnior, ou seja, aqueles que contemplam a participação de alunos de nível médio, pertencentes às Instituições de Ensino da Zona da Mata Mineira, sendo elas: UFJF; IF Sudeste MG; UFV; Cefet MG - Câmpus Leopoldina; Embrapa - Juiz de Fora e Epamig - Cândido Tostes.

A iniciativa é um importante instrumento para inserir os estudantes na área de pesquisa e incentivar a convivência com o procedimento científico em suas técnicas e organização. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG, Profª Maria Elizabeth Rodrigues, “essa é uma excelente oportunidade para a participação de nossos alunos dos cursos técnicos de nível médio, tanto como apresentadores de trabalhos como na qualidade de participantes”. O evento contará com palestras de abertura e de encerramento, apresentação de pôsteres e sessão de premiação dos trabalhos.

O I Seminário de Iniciação Científica Júnior da Zona da Mata Mineira (I SEMIC JR) acontece dia 17 de outubro, no Câmpus da UFJF.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (32) 2102-3766 (Pró-Reitoria de Pesquisa da UFJF) ou (32) 4009-3078 (Nittec -Câmpus Juiz de Fora).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Câmpus Juiz de Fora

Fonte: http://www.ifsudestemg.edu.br/node/3114