Portfólio de Inovação

           1.   Configuração Aplicada em Quadro

                 Resumo: Quadro didático de auxílio à realização de experimentos envolvendo corrente alternada, trata-se de laboratório móvel.

                 Situação: Pedido concedido

                 Número do Processo: BR 30 2012 002737

 

           2.   Configuração Aplicada a Mini-Implante Ortodôntico 

                 

                 Situação: Pedido de registro realizado

                 Número do Processo: BR 30 2016 004240 3

 

          3.   Configuração Aplicada a Aparelho de Musculação com Variação Progressiva Contínua

                de Carga 

                 

                 Situação: Pedido de registro realizado

                 Número do Processo: BR 30 2016 004877 0

 

      4.   Configuração Aplicada a/em máquina para tatuagem com centro de massa variável 

                 

                 Situação: Pedido de registro realizado

                 Número do Processo: BR 30 2017 002897 7

 

  

       1.  IFly

       Resumo: Marca do grupo de aeromodelismo do campus Juiz de Fora.

       Situação: Marca concedida 

       Número de registro: 906107997

 

       2, 3. Nittec

       Resumo: Marca do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG.

       Situação: Primeiro pedido indeferido / Segundo pedido em análise de mérito

       Número de registro: 903421003 / 912718331   

AnexoTamanho
Logo Ifly.jpg104.82 KB

      1. Salada de Fruta Probiótica Minimamente Processada; Processo de Obtenção e Uso de Probióticos em Saladas de Frutas Minimamente Processadas

         Resumo: A presente invenção é aplicada a área de alimentos e trata-se do desenvolvimento de tecnologia de processamento mínimo de de frutas e saladas de frutas adicionadas de culturas láticas probióticas. A utilização de microrganismos probióticos em frutas tem por objetivo disponibilizar ao consumidor um produto sensorialmente aceitável no qual no qual os microrganimos estão presentes na sua forma viável. Nesse sentido, a presente invenção relata ao processo de produção de salada de fruta probiótica, onde os microrganismos probióticos não participam do processo de fermentação. A produção de salada de fruta não passa pela etapa de fermentação, assim, não altera o tempo de fabricação, o que permite maior controle do número de microrganismos probióticos carreados pela salada. O produto é direcionado aos indivíduos que buscam uma alimentação saudável, baseada em frutas de baixo conteúdo calórico de alta qualidade sensorial e elevada funcionalidade.

         Cotitularidade: Universidade Federal de Viçosa

         Número de depósito: BR 10 2012 018923 2

 

2. Equipamento e processo para monitoramento em tempo real da locomoção de equídeos

         Resumo: A presente invenção é aplicada à área de Zootecnia e Medicina Veterinária, trata-se do desenvolvimento de um equipamento para quantificar e caracterizar, em tempo real, algumas variáveis observadas durante a locomoção dos eqüídeos. O equipamento tem a capacidade de indicar o tempo de apoio das patas, a frequência da passada, a sequência da troca de patas, além de estabelecer a simultaneidade de apoio das patas. Os conhecimentos gerados através da utilização de equipamentos capazes de avaliar a locomoção dos equídeos são fundamentais para o desenvolvimento de programas de treinamento e melhoramento genético animal. Neste contexto, a presente invenção relata o desenvolvimento de um equipamento capaz de avaliar os equídeos em movimento, juntamente com a análise computadorizada, especificando com detalhes a locomoção do cavalo. O equipamento vem em tempo real elucidar particularidades dinâmicas de locomoção, impossíveis de serem observadas a olho nu. Os gráficos obtidos possibilitam correções e sugestões que devem ser aplicadas nas avaliações destes animais, seja nas pistas de julgamento ou no processo de seleção praticado pelos criadores ou mesmo na avaliação da recuperação dos animais submetidos a tratamentos veterinários.

         Cotitularidade: Fapemig

         Número de depósito: BR 10 2015 007363 1

 

        3.  Vegetais Minimamente Processados Probióticos, Processo para Obtenção e Uso de Probióticos em Vegetais Minimamente Processados 

         Resumo: A presente invenção é aplicada a área de alimentos e trata-se do desenvolvimento de tecnologia de processamento mínimo de vegetais adicionados de culturas láticas probióticas. O uso de micro-organismos probióticos em vegetais minimamente processados tem como objetivo disponibilizar ao mercado consumidor alimentos probióticos de origem vegetal, para indivíduos de todas as idades, além dos intolerantes a lactose, hipercolesterolêmicos, vegetarianos e alérgicos a proteína do leite. Nesse sentido, a presente invenção demonstra o processo de produção dos vegetais minimamente processados adicionados de micro-organismos probióticos que não realizam o processo de fermentação e, portanto, não alteram o tempo de fabricação do produto. O produto visa atender indivíduos que buscam uma alimentação saudável de elevada funcionalidade, a base de vegetais e de culturas probióticas

         Cotitularidade: Universidade Federal de Viçosa

         Número de depósito: BR 10 2016 000014 9

 

    4 Mini-Implante Ortodôntico Com Cabeça Substituível

         Resumo: Patente de Modelo de Utilidade com aperfeiçoamento que permite ter a porção da cabeça trocada por vários modelos e alturas diferentes, dispensando a remoção e reinstalação de um novo mini-implante quando outro tipo de cabeça se fizer necessário.

         Cotitularidade: Universidade Federal de Juiz de Fora 

         Número de depósito: BR 20 2016 014962 8

 

 5 Dispositivo de Pesagem para Animais da Raça Girolando

         Resumo: Este modelo de utilidade é aplicado no setor de bovinocultura de leite em criatórios da raça Girolando. Trata-se de uma fita que possui graduações específicas para mensurar o peso vivo de animais da raça Girolando dos graus de sangue ½, ¼, ⅜, ¾, ⅝ e ⅞. Evidências abundantes demostram que a mensuração do peso vivo em animais na pecuária de leite é de fundamental importância para a obtenção de bons resultados, pois através do peso vivo podem-se identificar erros na criação, realizar mudanças no manejo, além de possibilitar a especulação de prováveis acontecimentos meses antes. O presente modelo de utilidade tem importante papel na pecuária leiteira por contribuir beneficamente na criação da raça Girolando, especificamente no setor de bovinocultura de leite.

         Cotitularidade: Fapemig

         Número de depósito: BR 20 2016 022771 8

 

 6 Sistema de Segurança para Proteção das Mãos do Operador da Serra Circular de Bancada

         Resumo: Trata-se a presente invenção de um sensor de presença a ser utilizado no setor de carpintaria de obras ou afins para proteger o operador contra acidentes que possam causar desde cortes a amputação de mãos e dedos e, por conta disso, diminuir o gasto público com acidentes de trabalho.

         Cotitularidade: Universidade Federal de Juiz de Fora 

         Número de depósito: BR 20 2016 017992 6

 

 7Aparelho de Musculação com Sistema de Carga Variável de Progressão Contínua

         Resumo: Aparelho de musculação no qual o usuário pode variar de maneira progressiva e contínua a carga, movimentando as placas de peso a fim de aumentar ou reduzir gradativamente o esforço necessário para a prática de cinco diferentes exercícios de musculação com a mesma placa de peso,  mantendo-se a estrutura e os componentes para várias situações de uso, sem possibilidades de extravio dos mesmos, ampliando-se o número de usuários de diversas faixas etárias.

         Número de depósito: BR 20 2016 025172 4

  8. Máquina para tatuagem com centro de massa variável

         Resumo: O modelo de chassi proposto foi desenvolvido para ser usado em processos de tatuagem. As máquinas comercializadas atualmente têm o inconveniente de possuir o centro de massa distante da haste de pega, o que gera desconforto e problemas de saúde aos tatuadores, como por exemplo, as tendinites. O modelo de chassi proposto possui um prolongamento em sua extremidade, no qual se encontra um suporte em formato circular onde se encaixam, através de parafusos, uma ou mais anilhas. Esse mecanismo funciona como um sistema de contrapesos que permite o deslocamento de centro de massa, aproximando-o da haste de pega e diminuindo os esforços para manter a máquina na posição vertical e, consequentemente, os problemas de saúde dos profissionais da área.

         Número de depósito: BR 20 2017 016739 4

1. SISCOPESE – Sistema de Gestão de Processos Seletivos

    Resumo: Sistema para inscrição, acompanhamento e gerenciamento dos Processos Seletivos para ingresso aos cursos ofertados pelo Instituto Federal     de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

    Situação: Registro concedido

    Número de registro: BR 51 2013 000409 8

 

2. SISCONCURSO - Sistema de concursos públicos do IF Sudeste MG

    Resumo: Sistema de gerenciamento do processo de inscrição e outras funções administrativas em concursos públicos

   Situação: Registro concedido

   Número de registro: BR 51 2014 000651

 

3. INOVARE

   Resumo: Sistema de gestão de cadastro, avaliação e prestação de contas dos projetos de pesquisa do IF Sudeste MG

   Cotitularidade: Fapemig

   Situação: Registro concedido

   Número de registro: BR 51 2014 001393 6

 

4. Áudio Game Fuga

  Resumo: Programa interativo que envolve apenas áudio para ser utilizado, acessível para pessoas portadoras de quaisquer deficiências visuais

  Situação: Registro concedido

  Número de depósito: BR 51 2015 000841 2

 

5. SAAC - Sistema de Administração Acadêmica

  Resumo: Sistema de administração acadêmica que possibilita controle das atividades de ensino do Campus Rio Pomba.

  Situação: Registro concedido

  Número de depósito: BR 51 2016 000774 5

 

6. Sistema de Controle de Produção

  Resumo: O sistema em questão permite controlar todos os passos da mercadoria durante sua trajetória no Campus Rio Pomba.

  Situação: Registro concedido

  Número de depósito: BR 51 2016 000775 3 

 

7. Sistema de Monitoria

  Resumo: Sistema utilizado por alunos, professores e servidores da Coordenação Geral de Graduação (CGG) e Coordenação Geral de Ensino Técnico (GCET). 

  Situação: Registro concedido

  Número de depósito: BR 51 2016 000776 1

 

8. Sistema de Viagem Técnica

  Resumo: Permite o controle total dos procedimentos realizados para solicitação e liveração das viagens técnicas realizadas no Campus Rio Pomba.

  Situação: Registro concedido

  Número de depósito: BR 51 2016 000777 0

 

 

 

 

1. Nome da Tecnologia: Sistema de Gestão de Processos Seletivos

 Tipo da Tecnologia: Software

 Tipo de Licenciamento: Não exclusivo

 Nome da empresa licenciada: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

 CNPJ da empresa licenciada: 10.918.674/0001-23

 

2. Nome da Tecnologia: Sistema de Concursos

Tipo da tecnologia: Software

Tipo de Licenciamento: Não exclusivo

Nome da empresa licenciada: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano

CNPJ da empresa licenciada: 10.830.301/0001-04